Atualmente, a indústria de vestuário é uma das mais rentáveis. Porém, como o mercado é competitivo devido ao retorno financeiro, marcas de roupas precisam saber se consolidar. Infelizmente, muitos fabricantes ainda cometem erros que prejudicam a sua imagem e crescimento. 

A consolidação da marca é um processo demorado, que envolve muitas etapas. Mas, com profissionalismo, qualidade e um bom marketing, é possível aumentar as vendas e evitar má reputação. Saiba identificar 4 erros comuns cometidos pelas marcas de roupas! 

Marca de roupas: a importância de estar atento!

Além da alta demanda e concorrência, a indústria da moda muda a todo instante. Marcas que buscam se diferenciar precisam estar atentos às novas tendências, perfis de consumo e características de vendas. Por isso, para ter sucesso, é determinante estar se atualizar sobre diversos fatores, como:

  • Análise do produto 
  • Marketing 
  • Pós-vendas 
  • Vendas
  • Atendimento qualificado 

4 erros para não cometer com sua marca de roupas!

As marcas cometem muitos erros relacionados à falta de clareza, conhecimento e foco do seu produto. Pecar nestes pontos não impacta apenas na imagem, mas, na qualidade da roupa. As empresas com esse perfil erram até mesmo na linha de produção, comprometendo desde a prototipagem. Conheça os principais erros: 

Falta de identidade 

A mensagem transmitida ao cliente precisa ser clara. Por isso, ignorar o trabalho de branding, que valoriza a identidade visual da marca, é um erro amador. Marcas sem estilo próprio não geram conexão com clientes e perdem espaço no mercado, tendo dificuldade na elaboração de coleções e produtos. Defina sua imagem, propósito e modelo de empresa!

Baixa qualidade

Existem muitos pontos onde cortes podem ser feitos, mas, a qualidade deve ser mantida. Muitas empresas economizam no protótipo da roupa ou escolhem um tecido inadequado. Infelizmente, quando for comercializado, o produto não atenderá aos padrões dos clientes ou ao seu propósito criativo. 

Negligenciar atendimento ao cliente

Mais importante que a taxa de vendas é uma boa taxa de fidelização de clientes. Entretanto, isso passa por um pós-vendas de qualidade, que ouve e soluciona problemas e insatisfações dos consumidores.

Falta de presença online


Interações e compras cada vez mais são feitas pela internet. É importante ter estratégias de marketing digital bem alinhadas para ser competitivo. Seja ativo em redes sociais, tenha cadastro no Google Meu Negócio, site bem atualizado e, de preferência, uma loja online.  

5 dicas para contornar o problema! 

Guia de estilo 

Definir estilo e identidade visual é o primeiro passo para fortalecer a marca. Para isso, todo marketing deve ser desenvolvido, incluindo definição de propósito, missão, valores, tom de voz junto ao público-alvo, mas, ainda, conceitos visuais, como logomarca, slogan e materiais para campanhas. 

Investir em treinamento
Treinar a equipe para acompanhar as tendências em constante atualização é fundamental. É importante que desde o time de vendas até ao time de confecção passe por treinamentos periódicos. 

Fazer testes de qualidade
O protótipo do produto deve incluir muitos testes. Mas, nem toda empresa faz isso de forma correta e rigorosa. Ainda, é importante que a ideia inicial da coleção seja funcional ao cliente, sendo experimentado em diferentes corpos. Para isso, o objetivo do produto deve estar muito claro. 

Investir em marketing
Não tenha medo de investir em marketing (digital e convencional). Entretanto, faça um benchmarking e um estudo de público-alvo aprofundado. Assim, é possível personalizar e segmentar as campanhas, obtendo maiores retornos. 

Fornecedores de qualidade
A qualidade final da peça começa com a escolha de bons fornecedores. A confecção inclui parceiros de muitos tipos, desde tecidos e tinturas até aviamentos e etiquetagens. Etiquetas são exigidas por lei, sendo essenciais para a profissionalização da marca. Excelentes networkings podem, inclusive, ser o seu diferencial competitivo!