Os patches bordados termocolantes voltaram como tendência de moda. Eles foram muitos comuns nos anos 1980 e 1990 e estavam mais associados a um visual mais rock’n’roll, motoqueiros e militares. Hoje, eles expandem esses nichos e possuem versões para todos os gostos.

São itens mais comuns junto com jeans, mas outros tecidos naturais ou sintéticos também podem receber esses complementos. As exceções são os tecidos tratados com silicone ou outra sustância antiaderente.

Os patches bordados são fáceis de colar e podem ser combinados com diversas peças – jaquetas, calças, bolsas, mochilas. Confira como você pode aplicá-los.

Como aplicar os patches bordados termocolantes

Após a aplicação, se torna um pouco complicado remover os termocolantes. Por isso, é interessante se dedicar a essa processo sem pressa, para que tudo saia como desejado.

Experimentação

Antes de começar a aplicar os patches na peça escolhida, coloque os bordados sobre a peça para visualizar como ela ficará. Uma dica é tirar fotos, reordenar os elementos e comparar as imagens para ver qual resultado mais te agrada. A foto também ajuda para “lembrar” onde cada patch ficará, já que você deve colar um a um.

Faça a colagem da maneira correta

Escolhida as posições dos patches na peça, é hora de começar o processo de colagem. Os patches bordados são termocolantes, ou seja, são colados na peça com o calor. Para isso, você deve utilizar um ferro de passar roupa.

Você pode utilizar um pedaço de tecido por cima do patch para não ter contato direto do calor com o bordado e evitar danificar as linhas e o tecido. Pressione o ferro por uma média de 20 segundos e verifique se o patch já está colado. Caso sinta necessidade, passe o ferro por mais alguns segundos.

Após colar os patches, vire sua peça do avesso e passe novamente o ferro por dentro, assim você aquecerá o bordado por cima e por baixo da peça e garantir uma melhor aderência do material.

Lavagem após o procedimento

Apenas lave a peça após 48 horas – no mínimo – da aplicação dos patches para que o termocolante tenha maior aderência.

Leia as etiquetas!

É sempre importante lembrar que cada tipo de tecido demanda cuidados específicos. Altas temperaturas podem danificar peças mais delicadas. Por isso, nunca se esqueça de ler as etiquetas das roupas antes de realizar qualquer procedimento.