A empresa suíça Freitag criou uma linha de vestuário com tecido 100% biodegradável, que se decompõe quando é descartado corretamente, isto é, quando são levadas à compostagem. A compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas que estimulam a decomposição de materiais orgânicos, portanto, as roupas da Freitag, se assim descartadas, se decompõem, diminuindo a quantidade de resíduos.
De acordo com Oliver Brunschwiler, um dos donos da Freitag, este é realmente o primeiro tecido 100% biodegradável. Segundo ele, várias marcas ainda têm fio de poliéster em suas roupas, mas os fios da Freitag são 100% biodegradáveis, assim como os botões das camisas, que são feitos de castanha. Nas calças, o botão de metal pode ser retirado e usado novamente.
O tecido usado na coleção é uma mistura de cânhamo, linho e modal, uma fibra feita de celulose. O algodão, apesar de natural, foi evitado, pois usa muita água para crescer – mais de dez vezes do que a água usada no linho, por exemplo. O projeto da Freitag de criar roupas biodegradáveis começou cinco anos atrás e toda a produção é feita na Europa, já que a marca evita o processo de produção global.
Deixar um comentário