A etapa de escolha do tecido é extremamente importante para que a peça final seja como o esperado, tanto em termos de qualidade, como na garantia do controle de custos e no atendimento das necessidades e expectativas do consumidor.
Portanto, para saber escolher bem a matéria-prima é necessário levar em conta alguns itens, tais como:
- Largura e comprimento: Avaliar se o tecido tem a largura correta é muito importante para a programação do encaixe dos moldes e previsão das perdas durante o corte. Isso que influencia diretamente no custo.
- Gramatura: A gramatura é a massa por área de tecido, expressa em gramas/m². Ela permite avaliar se o tecido é leve, médio ou pesado, o que facilita na escolha da linha de costura e da agulha.
- Defeitos: Se o tecido vier com defeitos de fabricação, isso pode gerar problemas na peça que será confeccionada. Entre os defeitos mais comuns estão: tecido apelotado, esgarçado de trama, ourela rasgada, falta de fio, manchas, etc.
Feita essa primeira avaliação, quando o seu tecido chegar, faça a medição do tecido, confira a gramatura e revise a sua qualidade, se estiver tudo certo, tal qual você comprou (e já havia feito tais observações), mão à massa!
Deixar um comentário