Você já usou patches bordados em suas confecções? Moderna e cheia de autenticidade, essa tendência deixa roupas e acessórios muito mais personalizados. Associados com o universo do rock’n roll, motoqueiros e de militares, nos anos 70, 80 e 90, o uso de patches era febre. 

Porém, agora, voltou a ser uma aposta da indústria, disponível em diferentes versões e gostos. Atualmente, é muito utilizado na moda infantil e em tendências jovens e descoladas. Então, saiba como utilizar os patches termocolantes em suas produções e se destacar em sua concorrência!  

O que são os patches bordados?

Os patches são uma espécie de bottons/etiquetas em tecido que possuem uma figura bordada em fio, geralmente, de poliéster. Os emblemas podem ter diferentes imagens e estilos e servem para compor a peça de modo que a destaque e a deixe mais customizada. 

Aplicáveis em roupas, acessórios e adereços em diferentes formatos e tamanhos, os patches podem ser costurados ou aplicados com termocolantes. 

Passo a passo para customizar suas roupas com os patches bordados!

Os patches termocolantes, porém, apresentam um método mais eficaz e duradouro que a opção costurada. São materiais de alta qualidade e de fácil aplicação feita à base de calor.  

A cola esquentada facilita a aderência ao tecido. Mas, ainda é comum que existam dúvidas de como aplicar o adereço têxtil sem cometer erros que danifiquem o tecido. Então, veja como aplicar esse tipo de etiquetagem em 5 passos muito fáceis: 

Experimente!

Não saia colando antes de ter certeza! Antes de aplicar os patches na peça ou acessório, teste e evite danificar a peça com a cola ou calor! Como? Faça de uma forma simples e intuitiva, colocando os bordados sobre o tecido para visualizar como ela ficará.

Bata fotos!

Uma dica é tirar fotos, reordenar os elementos e comparar as imagens para ver qual resultado fica mais agradável. Na hora da aplicação, a foto também servirá de gabarito, para lembrar onde cada patch estava e colocar sem erro! 

Aplique com ferro!

Agora, chegou a hora de aplicar os patches usando o ferro de passar. Para evitar o contato direto do calor com o bordado do patch, recomenda-se colocar um pedaço de tecido por cima do adereço. Pressione o ferro por uma média de 20 segundos e verifique se o patch já está colado. Caso sinta necessidade, passe o ferro por mais alguns segundos.

Vire do avesso!

Se você estiver aplicando o adereço em roupas, então, vire a sua peça do avesso. Assim, passe novamente o ferro por dentro. Aquecendo o bordado por ambos os lados é possível garantir uma melhor aderência.

Cuidado ao lavar!

Para garantir o resultado, só lave a peça ou acessório 48h após a aplicação.

7 peças em que os patches bordados podem ser aplicados!

Por serem mais resistentes que as roupas, a técnica termocolante é muito indicada para acessórios. Mas, existem muitos tecidos que conseguem recorrer ao procedimento. Um dos principais exemplos é o jeans, principalmente devido a sua resistência e versatilidade na produção.

Mas, a patch segue sendo muito versátil. Na pandemia, a aplicação foi tendência entre as máscaras que, com o adereço, ficaram mais coloridas e divertidas. Então, saiba onde usar o patch bordado: 

  • Jaquetas;
  • Camisetas;
  • Calças;
  • Máscara;
  • Mochilas; 
  • Bolsas;
  • Tênis. 

Use os patches bordados para customizar suas peças!

Como sabemos, existem uma grande variedade de tecidos e materiais têxteis! Mas, é importante estar ciente que nem todos irão aceitar a técnica termocolante. Por isso, leia a etiqueta com atenção antes de fazer qualquer procedimento. Caso você queira saber mais sobre patches, entre em contato com a Sansil. Temos um catálogo a pronta entrega para você conhecer!