É um engano achar que roupas e tecidos servem apenas para ditar tendências e looks. Cada vez mais, as vestimentas precisam ser confortáveis e, por isso, a escolha das peças varia conforme a época do ano.
O Brasil tem estações bem definidas, fator que exige materiais adaptáveis para o calor, mas também para o frio. Desse modo, o mundo da moda oferece muitas opções para confecções e consumidores: tecidos naturais e sintéticos, neutros e coloridos, atemporais ou estampados.
Mas, é a temperatura quem define a usabilidade, conforto e até mesmo a elegância de uma vestimenta. Descubra quais são os 5 tecidos mais indicados para o verão, assim como, os 5 mais recomendados para o inverno!
Tecidos primavera/verão
Dependendo da região, o verão e a primavera têm temperaturas muito elevadas. Por isso, é primordial ter um guarda-roupa com peças leves, ventiladas e com tecnologias de fácil absorção de suor.
5 tecidos para calor são:
Malha
Em algodão, a malha é uma velha conhecida do ramo de confecção. Acessível e versátil, garante a transpiração e rende ótimas camisetas e vestidos despojados. A malha Twill é um tecido extremamente confortável e que pode ser usada na alfaiataria.
Viscose
Outro material versátil é a viscose. Saias franzidas, vestidos soltos e bastas confortáveis são facilmente encontrados nas vitrines. Por conta da textura macia, também são confeccionadas cangas e saídas de praia.
Tricoline
Outra fabricação com algodão e muita usada em peças infantis. A utilização da tricoline varia conforme a sua gramatura. No verão, porém, é recomendado uma gramatura maior para evitar o uso de forro, o que esquentaria a peça.
Seda
Com fibras naturais e elegantes, a seda, é um tecido mais caro por conseguir esquentar no inverno e refrescar no verão. É muito encontrado em blusas, camisas e vestidos. Uma alternativa acessível e sintética é o cetim.
Linho
Esse tecido é um dos melhores para as altas temperaturas, por garantir a sensação de frescor. Pode ser usado em blusas, vestidos e calças garantindo um visual muito elegante.
Tecidos outono/inverno
Entretanto, existem regiões brasileiras muito frias! No sul, é necessário roupas realmente pesadas para suportar as baixas temperaturas. Mesmo assim, em qualquer região ainda será necessário se proteger do vento em determinados períodos. Os tecidos recomendados são:
Moletom
Inverno combina com conforto! E o moletom é um tecido que une calor com comodidade para aquelas saídas mais casuais. Atualmente, pode ser encontrado em conjuntos, calças e também cardigans em opções lisas e estampadas.
Cotelê
Uma ótima opção para se proteger do vento sem perder a leveza nas peças. O cotelê é semelhante ao veludo e em diferentes cores, é muito usado em jaquetas, vestidos e saias.
Suede
Outra opção que imita fibras naturais é o suede. Essa é uma opção bastante charmosa que substitui a camurça. É bastante versátil em blusas e casacos, além de deixar o look mais estiloso.
Tricot e lã
Essas são opções bem quentinhas para os locais mais gelados. A lã (normal e a batida) está em casacos e acessórios, como chapéus e boinas. Já o tricot é muito usado em suéteres para composição de looks.
Fleece
Com esse tecido fica mais fácil se exercitar no inverno! O fleece é uma opção sintética que mantém o calor, evitando o suor e também dando liberdade nos movimentos.
4 tipos de tecidos que estão em alta
A moda muda muito, assim como os tecidos que estão em alta. Em 2022, o fim da pandemia trouxe novas tendências, porém, algumas coisas se mantiveram após o isolamento social. Estão em alta durante este ano:
- Moletom
- Linho
- Cetim
- Tricot
Cada tecido tem um cuidado específico!
Quer manter a durabilidade e beleza das suas roupas? Então, fique atento (a) às etiquetas. Por serem variados entre si, os tecidos precisam de lavagem, secagem e conservação diferenciadas. Para não errar, siga as recomendações das etiquetas! Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Sansil!
Deixar um comentário