A identidade visual de uma marca é responsável por gerar conexão e atrair os clientes até o negócio. Por isso, a criação estratégica de imagens gráficas é essencial no processo de marketing e branding, para ter uma identidade forte e se fazer lembrado no mercado.
É por isso que as empresas têxteis devem apostar em um ótimo branding para roupas. O desenvolvimento de logomarca, produtos e, neste caso, de etiquetas para as confecções, irão transmitir para o consumidor valor, credibilidade e profissionalismo. Confira as dicas para destacar a sua imagem!
O que é identidade visual?
A cara de uma marca: é assim que podemos resumir o que é a identidade visual. Como base, está a combinação de elementos gráficos (cores, tipografia, formas, símbolos e figuras) na criação de um projeto visual que estará presente em logo, produtos e até artes para mídias.
Além da logomarca, a arte que simboliza a marca em si, a identidade visual é responsável por todo o branding. A identidade, portanto, considera não só o segmento da empresa, mas também seus valores e objetivos.
A escolha de tipografias e cores para a identidade visual da sua marca
O primeiro e principal elemento gráfico de uma identidade visual é o logotipo. Para isso, é importante se ater a duas principais combinações: tipografia e cor. A tipografia é a fonte, ou seja, a letra usada em uma logomarca.
Dependendo das suas formas e contornos, a mensagem da empresa pode variar entre formal, divertida e criativa. Porém, além disso, é fundamental investir na psicologia das cores.
Este é um estudo que aponta que o uso da tonalidade certa desperta sensações e emoções nos consumidores, podendo facilitar a compra. A cor desperta sentimentos como alegria, confiabilidade e até mesmo raiva ou desejo. Veja alguns exemplos para aplicar conforme o segmento:
Vermelho
Raiva, paixão, perigo e sensualidade.
Roxo
Intelecto, mistério, delicadeza e sensibilidade.
Azul
Responsabilidade, limpeza, harmonia e tranquilidade.
4 dicas para a criação da sua logomarca!
Agora, não esqueça que uma identidade visual de qualidade requer estudo e desenvolvimento de um profissional. Entretanto, é possível solicitar a sua logomarca considerando dicas fundamentais para a sua marca.
A logo precisa estar alinhada ao objetivo da empresa. Confira o que mais considerar na criação de identidade:
1 – Pesquisar nunca é demais!
Logomarca é algo para sempre. Por isso, pesquise muito e leve para o seu profissional referências com base em tendências do mercado.
2 – Faça um benchmarking
Faça também uma pesquisa entre os concorrentes. Esse hábito ajudará na inspiração para a logomarca, mas, principalmente, evitará brandings semelhantes. Para se destacar, é importante ter uma identidade visual única.
3 – Defina o que deseja transmitir na identidade da sua marca
Depois disso, é hora de definir o que deseja passar para o público-alvo através dos elementos gráficos. Ainda que a arte seja uma responsabilidade do profissional de design e marketing, é importante que tudo seja alinhado primeiro com os seus interesses.
4 – Menos é mais!
Porém, não esqueça de não pecar pelo excesso! A fácil memorização de uma marca está atrelada a facilidade em olhar as informações e memorizar a identidade visual. Muitos elementos podem parecer confusos. Por isso, priorize uma logomarca bonita, porém simples e direta.
A importância das etiquetas para a identidade da sua marca de roupa
Sabe qual tipo de produto é fundamental para a sua identidade têxtil? As etiquetas das confecções! Afinal, esse artigo é obrigatório em qualquer roupa para servir de instrução de uso e cuidados ao consumidor. Por isso, capriche na logomarca que estará junto das suas fabricações!
A Sansil é especializada em etiquetagem bordada. Além da confecção do acessório têxtil, criamos a logomarca bordada da sua empresa de forma personalizada. Mande a sua arte gráfica ou solicite um orçamento!
[…] são essenciais para a identidade visual e marketing de qualquer instituição. Entretanto, existem outros motivos que tornam o seu uso tão […]
[…] o assunto é marketing de uma marca, a etiqueta é uma das formas mais importantes e práticas para identificar a origem de uma roupa […]
[…] o seu uso é sinônimo de profissionalismo. Entenda como as etiquetas bordadas auxiliam nesta identidade visual, protegendo e oferecendo […]
[…] de moda. Portanto, é uma importante estratégia para aumentar o desempenho das coleções. A psicologia das cores é um estudo que comprova que tonalidades despertam emoções e percepções nas […]