De acordo com matéria veiculada no jornal O Estado de São Paulo, os altos impostos e a grande burocracia fez com que o Brasil ficasse em primeiro lugar em um ranking que compara o preço das roupas aqui e no mercado internacional.
A pesquisa, feita por analistas do banco BTG Pactual, levou em conta 14 itens diferentes vendidos na varejista espanhola Zara, o resultado foi que em 22 dos 87 países em que existe a grife, o Brasil é o lugar onde os produtos da marca são mais caros, em dólares. Para fins de comparação, uma peça que pode servir de exemplo é um mesmo vestido que nos EUA custa US$ 79, na Espanha, US$ 55,10 e está à venda nas lojas brasileiras por US$ 171,60.
A pauta sobre o preço das roupas no Brasil voltou a ser bastante comentada no mês passado, com a estreia da rede de fast fashion americana Forever 21, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A varejista, que é conhecida pela boa qualidade das roupas e por manter os preços baixos, atraiu filas quilométricas no seu primeiro dia no país. De acordo com os analistas do BTG, entre as principais dificuldades do mercado brasileiro estão os altos impostos de importação, a diferença climática em relação ao hemisfério norte e as dificuldades para se produzir no país.
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