Tecidos, cortes e estampagens: a criação de uma coleção de moda envolve muitos processos criativos. Mas, talvez, a definição da cartela de cores seja um dos mais desafiadores. Afinal, os tons das roupas são responsáveis pela identidade da coleção, chamando atenção ou não dos consumidores.
A cartela deve ser estratégica, inovando, mas seguindo tendências de mercado. Como a moda e o perfil de consumo mudam a todo instante, pode ser difícil optar pela paleta ideal. Mas, existem um passo a passo que ajuda a alinhar as cores com a proposta da sua marca. Descubra qual é!
A importância da cartela de cores
A cartela é um grupo de tonalidades que molda a identidade visual em um projeto de moda. Portanto, é uma importante estratégia para aumentar o desempenho das coleções. A psicologia das cores é um estudo que comprova que tonalidades despertam emoções e percepções nas pessoas.
Por isso, o uso estratégico deste recurso ajuda no impacto junto ao consumidor, aumentando ou diminuindo as vendas. Uma coleção de moda geralmente conta com o lançamento de várias roupas.
Por isso, as cores entre peças precisam ter um objetivo definido e conversar entre si. É por essa razão que as coleções de primavera/verão e outono/inverno possuem cartelas já pré-definidas – ainda que sofram pequenas alterações.
5 passos para definir a cartela de cores
A criação da cartela de cores está associada aos processos de pesquisa e marketing. Como tudo que tem sucesso, o resultado exige análises e testes diversos. Entretanto, seguindo esses passos corretamente, a criação de uma cartela estratégica fica mais fácil. Confira 5 passos para acertar nas cores:
Passo 1: Pesquisa de tendências
O estudo do cenário atual, que inclui identificar tendências e comportamento de consumo, antecede tudo. A equipe deve buscar referências. Uma dica é consultar os sites da Pantone e WGSN, autoridades em cores. Mas, outras fontes devem complementar, como:
- Blogs de moda
- Desfiles de grandes marcas
- Influenciadores
- Livros sobre cores/moda
- Lojas renomadas
- Relatórios do Pinterest, Instagram e Use Fashion
Passo 2: Conheça o público-alvo
É hora de adaptar as tendências ao seu público. Uma pesquisa atualizada deve apontar idade, gênero, localidade e o estilo de vida dessas pessoas. Através de uma pesquisa aprofundada é possível identificar as preferências e o perfil de consumo do cliente.
Passo 3: Análise de concorrência
Fazer um benchmarking é fundamental! Análises de concorrência garantem cartelas e coleções mais autênticas e competitivas no mercado. Acompanhe vitrines, marcas e coleções semelhantes e participe de eventos como feiras e congressos com a devida antecedência.
Passo 4: Identidade da marca
Antes da definição, é importante levar em consideração a sazonalidade (estação do ano e festividades) e o nicho alvo (vestuário feminino, infantil, esportivo/fitness, masculino, etc). O estilista deve casar os tons mais usados pela marca com cores que estão em alta.
Passo 5: Seleção de cores
É chegada a hora da seleção em si, definindo cores primárias e secundárias. Ainda que a regra varie conforme a proposta, as marcas tendem a escolher entre 6 e 12 tons. As secundárias e complementares incluem tons neutros e garantindo versatilidade para a coleção.
Estratégia para além das cores!
A cartela de cores pode ser limitada devido à falta de materiais para algumas marcas – como fabricantes de vestidos festivos. Muitos tecidos deste nicho são importados, sendo fundamental consultar fornecedores com antecedência e ter uma demanda bem definida.
Por isso, é essencial contar com fornecedores confiáveis. Afinal, nem toda cor escolhida fica boa em qualquer tecido ou qualidade. Além disso, não esqueça de profissionalizar sua coleção com boas etiquetas e acessórios têxteis!
Assim como as cores, a etiqueta é estratégica para a qualidade final do seu produto. Exigida por lei, orienta o consumidor sobre o uso da peça. A Sansil tem uma ampla paleta para etiquetagens. Solicite o catálogo!
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