O consumidor consciente é aquele que não compra de forma impulsiva e leva em conta questões sociais, econômicas e ecológicas na hora de adquirir uma peça. Entretanto, isso não é tarefa fácil, hoje em dia há um enorme incentivo às compras desenfreadas, pois a produção e o descarte das roupas acontecem muito rapidamente.
Veja a seguir algumas dicas sobre como ser um consumidor consciente:
- Conheça o seu guarda roupa: conhecendo seu guarda-roupa, você terá uma maior noção das peças que tem e conseguirá fazer combinações variadas, sem precisar comprar novas. Faça uma “revisão” no armário todos os anos e separe aquilo que fica, do que pode ser doado ou vendido.
- Crie o hábito de customizar: às vezes, aquela peça que está esquecida no guarda roupa pode ficar ótima se passar por uma reforma. Ao invés de descartá-la, pense se não é possível transformá-la.
- Não compre por impulso: comprar por impulso é um grande erro na maioria das vezes, por isso, evite este comportamento, por exemplo, estabelecendo datas para as compras ou comprando somente quando for extremamente necessário.
- Conheça a marca que você está comprando: hoje em dia, muitas marcas famosas são acusadas de faltarem com ética no trato com os funcionários ou com o meio ambiente, por isso, é muito importante que você se informe sobre o seu histórico antes de adquirir uma peça.
Deixar um comentário