São inúmeros os benefícios para as confecções têxteis ao investir em etiquetas bordadas. Pois, o que poucos sabem, é que o uso do acessório está diretamente relacionado à saúde e bem-estar das pessoas. Afinal, auxilia a evitar os casos recorrentes de alergia a tecidos, mais frequente entre bebês, crianças e pessoas de pele sensível.
Com isso, é fundamental que fabricantes e empresários do segmento têxtil tenham atenção e responsabilidade quanto à etiquetagem. Sendo de tamanha importância devido às informações contidas. Entenda os benefícios das etiquetas bordadas contra as alergias a tecidos.
Alergia a tecidos: fatores, dificuldades e tecidos prejudiciais
Intensificada por diferentes fatores e condições, a alergia a tecidos geralmente tem relação com substâncias químicas nocivas existentes em materiais sintéticos. Assim, corantes e resinas, como a parafenilenodiamina e o formaldeído, são os principais agentes desencadeantes.
O contato do tecido com a pele pode apresentar diferentes sintomas, como coceiras, erupções e vermelhidão. Alguns pacientes também apresentam descamação, olhos vermelhos e até aperto no peito. As fibras sintéticas que mais desencadeiam reações alérgicas são:
Acetato
Acrílico
Couro sintético
Nylon
Poliéster
Polivinílicos
Rayon
Sendo o maior problema dessa dermatite, a possibilidade de intensificação do quadro, devido a algumas condições e motivações diárias. Muitos dos tecidos citados são hidrofóbicos e não absorvem a umidade do corpo corretamente, causando reações. Outro fator que pode desencadear irritabilidade são as pontas de fibras, ocasionando a sensação de pele pinicando.
3 tecidos que evitam alergias
A opção para os alérgicos é escolher tecidos com fibras semissintéticas ou mais naturais. Nesse sentido, fibras produzidas a partir da polpa da madeira, resistentes, e com bom condicionamento da umidade, são as ideais. Desse modo, as principais alternativas para a dermatite são:
Algodão
Esse tecido facilita a respiração do corpo, além de ser muito versátil e resistente. Mas, é necessário ter atenção com peças que possuem muito corante.
Linho
Antibacteriano e antifúngico, esse é um tecido natural e resistente. Além disso, é confortável e protege contra radiação UV.
Seda
Com fios brilhantes e extremamente macios, essa é outra alternativa não sintética. Entretanto, requer cuidados extras para aumentar a durabilidade.
Outras alternativas para pessoas alérgicas são o lyocell, a caxemira e o modal, além de lã – quando bem trabalhada para evitar irritabilidades.
Etiquetas bordadas é alternativa para alergia a tecidos
No entanto, a escolha do tecido nem sempre garante o bem-estar necessário. Afinal, até mesmo os tecidos naturais podem receber muita pigmentação, sendo um risco para alérgicos a corantes. Então, qual é a verdadeira solução? Investir em etiquetas bordadas que facilitem a identificação de possíveis componentes nocivos.
A etiqueta é uma obrigatoriedade prevista pela legislação brasileira, pois é responsável por conter informações sobre a confecção da peça. É no acessório que o cliente poderá identificar o tipo de tecido e as suas substâncias químicas. Outro exemplo comum é que reações alérgicas a tecidos são comuns após a compra, já que muitas peças costumam vir com formol para evitar encolhimento ou enrugamento.
Porém, sabendo o tipo de tecido, é possível prevenir o quadro ao lavar a roupa antes do uso. A escolha por etiquetas bordadas oferece outras vantagens de confecção:
Alta durabilidade
Tecida com fios de alta resistência, as etiquetas bordadas podem durar mais que várias opções do mercado. Isso garante a legibilidade e acesso às informações de confecção por muito mais tempo, aumentando a segurança.
Baixo risco
A etiquetagem bordada pode ser feita com diferentes acabamentos. Entretanto, todos eles não usam substâncias químicas agressivas para a pele e saúde dos usuários.
Conheça a Sansil
Além disso, a escolha de etiquetas de qualidade sempre significará que a marca é responsável e se preocupa com o conforto e segurança dos clientes. Faça a diferença solicitando o catálogo Sansil.
[…] tecidos e tinturas causam alergias, vermelhidões e coceiras, especialmente aqueles com fibras sintéticas. Além disso, tintas de baixa qualidade ou de um tipo específico são […]