É sempre assim: o fim do ano chega e as campanhas para motivar as pessoas a fazerem doações também surgem aos montes. O natal traz consigo esse clima de solidariedade e cuidado com o próximo, então parece que as pessoas ficam mais dispostas a separar aquilo que já não usam mais e doar.

Pensando nisso, o site UOL publicou um artigo interessante para refletirmos a respeito dessas doações, pois, se desapegar de coisas já velhas e desgastadas é bastante fácil, enquanto abrir mão de objetos novos, mesmo que sem utilidade, pode ser para muitos uma tarefa complicada e até mesmo impossível.

Apesar disso, ainda existem pessoas que, por serem mais altruístas, conseguem abrir mão de itens que, mesmo sendo novos, não têm nenhuma serventia para ela. Pessoas assim costumam ter mais empatia e se sensibilizar com as necessidades alheias. Enquanto isso, doar objetos quebrados, com defeito ou muito velhos, pode representar uma falta de respeito com o próximo, segundo o artigo publicado. 

Para quem doar

Faça suas doações para pessoas humildes que sejam próximas a você; ONGs; abrigos; creches; casas assistenciais; asilos; prefeituras; organizações religiosas. Existem algumas instituições de caridade que estão presentes em diferentes estados brasileiros, como AACD, Apae, Pestalozzi, e Exército da Salvação.