Você acabou de comprar uma roupa linda, mas logo na primeira lavagem ela descoloriu, manchou ou encolheu? Provavelmente, você pulou uma etapa importante antes de lavar sua roupa nova: ler as etiquetas bordadas.

Pode parecer óbvio, mas é um passo importante e muitas vezes esquecido. São as etiquetas que trazem todas as informações necessárias para que você possa higienizar corretamente cada peça, sem causar danos às mesmas. A temperatura errada da água pode fazer com que a roupa encolha, por exemplo, entretanto, nas etiquetas encontram-se as especificações sobre temperaturas, tanto de lavagem, quanto de secagem.

No entanto, é importante que o comprador saiba seus direitos. Como previsto por lei, todas as peças de roupa devem vir com uma etiqueta constando, além do CNPJ e endereço do fabricante, o tecido de sua composição e a forma correta de higienizá-lo. Caso a etiqueta não contenha todas essas informações e, ao lavar a peça, ela apresentar algum defeito, a loja que vendeu e o fabricante da roupa devem, pelo Código de Defesa do Consumidor, indenizá-lo no valor correspondente ao artigo adquirido.