A moda é um dos segmentos que mais oferecem riscos ao meio ambiente. Atualmente, a produção têxtil é a segunda mais prejudicial para o ecossistema, seja através do descarte de corantes, do desperdício de recursos hídricos ou da produção inadequada de matérias-primas. Para modificar a conduta de empresas e consumidores, surgiu o movimento “Eco Fashion”, ou Moda Consciente. A adoção de tecidos sustentáveis nas produções é uma das principais ferramentas para um consumo responsável.
O que é “Moda consciente”?
O movimento diz respeito a toda a cadeia de produção e ao consumo de roupa. Essa tendência nasceu a partir da necessidade de se repensar a forma de consumo, buscando alternativas que sejam menos agressivas não só ao meio ambiente mas para a sociedade como um todo.
Moda Consciente x Moda Sustentável
Essas expressões são muito comuns na atualidade. Entretanto, é importante saber diferenciar as duas dentro do mesmo contexto. “Moda Consciente” e “Moda Sustentável” fazem sim parte de um mesmo nicho mercadológico.
Porém, a Moda Consciente dita a forma de consumo e o comportamento do consumidor. Já a Moda Sustentável é apenas uma parte desse movimento mais amplo. Resumidamente, ela busca reduzir os impactos ambientais através de medidas sustentáveis.
O que é um tecido sustentável?
De forma resumida, o tecido sustentável é um produto que gera menores impactos ao meio ambiente por:
- Não utilizar substâncias nocivas;
- Não fazer descartes de corantes;
- Ser orgânico;
- Ser biodegradável;
- Ter baixo custo de produção etc.
Além disso, são também opções de peças mais duráveis e resistentes.
11 tecidos sustentáveis disponíveis no mercado
Quais são essas alternativas de consumo? Hoje em dia, são muitas! Algumas delas, como o próprio linho, são bem conhecidas. Porém, a moda sustentável vive se reinventando através de novas tecnologias em roupas, mas também em sapatos e acessórios.
Algumas opções, inclusive, otimizam custos de produção por serem reutilizáveis ou biodegradáveis. Confira 11 opções de tecidos sustentáveis para aderir agora mesmo!
1. Algodão orgânico
O algodão orgânico é uma alternativa menos prejudicial para o meio ambiente devido ao baixo uso de agrotóxicos, água e energia.
2. Cânhamo
Por ser cultivado perto dos rios, o cânhamo é uma opção de baixo consumo hídrico. É biodegradável, forte e muito durável.
3. Couro de abacaxi
Já o couro de abacaxi é uma alternativa também para acessórios e sapatos, pois as fibras das folhas do abacaxi são um subproduto agrícola e de baixo custo.
4. Modal/Liocel
Tanto o modal, quanto o liocel são tecidos adquiridos a partir da polpa da madeira, totalmente livres de solventes nocivos.
5. Fibra de Bananeira
A fibra de bananeira é um produto é feito a partir do reaproveitamento do tronco da planta. Tal fibra é bem resistente, se assemelhando ao algodão e seda.
6. Fibra de Laranja
A fibra de laranja é um tecido é produzido através da celulose encontrado no bagaço que, anteriormente, seria descartado. Semelhante à seda, é bastante leve e suave e, atualmente, tem sido utilizado por grifes italianas.
7. Fibra da Paz
Já a fibra da paz tem sua fabricação a partir do casulo do bicho da seda, quando o animal já não está mais no local.
8. Fibra de Soja
Parecido com o Cashmere, a fibra de soja é uma alternativa vem das sobras de soja processadas para produção de tofu. É macia e oferece boa absorção de pigmentos, evitando excessos de corantes.
9. Lenpur
Feito a partir do pinheiro branco, o lenpur é uma opção para peças de alta absorção e liberação de umidade.
10. Linho
Já muito utilizado no mercado, o linho necessita de baixa irrigação e nenhum agrotóxico na sua produção.
11. Poliamida Biodegradável
Por fim, a poliamida biodegradável é um material desenvolvido para se degradar em três anos é muito utilizada em biquínis, calçados e roupas.
Não se esqueça da etiqueta!
Para aumentar ainda mais a durabilidade, muitos tecidos sustentáveis necessitam de cuidados extras durante a lavagem e armazenamento. As devidas recomendações para manutenção do tecido são informadas e especificadas através das etiquetas!
Por isso, se for investir nesse nicho de produção, valorize acessórios bem feitos e personalizados. Entre em contato com a Sansil e faça já seu orçamento conosco!
[…] característica da moda sustentável é optar por materiais com baixo custo de produção e tecidos sustentáveis, biodegradáveis, orgânicos, sem corantes e não artificiais. Alguns exemplos são: […]
[…] mais limpas que outras. O linho, o cânhamo e o algodão orgânico são ótimas opções tecidos sustentáveis. Evite usar poliéster e fibras […]