A falta de padronização de medidas das roupas ao redor do mundo ainda é um assunto que gera muitos questionamentos. Quando surge o interesse em efetuar uma compra online, por exemplo, fica difícil acertar o tamanho correto sem ter a oportunidade de experimentar a peça antes da aquisição.

É por isso que é muito importante estar por dentro de alguns truques em relação a essa variação de tamanhos. Os tamanhos informados nas etiquetas para roupas nem sempre seguem as mesmas dimensões em todas as confecções. Duas peças M, de diferentes marcas, por exemplo, podem variar de tamanho entre si.

Entenda quais são as diferentes razões para que exista tamanha variação no vestuário:

Tabela de medidas

Não há uma tabela de padronização de medidas obrigatória para confecções, portanto, cada país faz levantamentos antropométricos (conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano) para gerar referências. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) oferece uma tabela referencial para cada tipo de roupa. Todas as normas são voluntárias, por isso, várias empresas fazem a própria pesquisa de medidas que atende melhor sua área de mercado.

Elasticidade muda tudo

Quando foi criada, a numeração de tamanho (36, 38, 40, etc) significava metade da medida referencial da peça em centímetros. Ou seja, uma calça 38 serviria bem uma mulher com 76 cm de cintura (38 x 2 = 76). Mas, com o surgimento de tecidos elásticos, as normas de medidas se tornaram ineficazes. Hoje, uma calça confeccionada com 78 cm de cintura feita em material com elastano, pode esticar e também servir uma pessoa com cintura de 80 cm. Fica a critério do modelista alterar e ajustar a peça de acordo com as provas de roupa.

Caimento

A norma de medidas é válida para roupas feitas em tecido sem elastano e com modelagem ajustada ao corpo. No entanto, cada roupa tem um caimento, se o modelo for feito para ser mais solto no corpo, por exemplo, é preciso acrescentar alguns centímetros à essa medida. Essas adaptações desestruturam a padronização, pois um vestido P solto pode ter as mesmas medidas de um vestido M ajustado.

É por todos esses motivos que as etiquetas devem sempre ser consultadas. São elas que irão informar o tamanho da peça e os tipos de tecidos que a compõe. Em compras online, é sempre indicado consultar a descrição do produto antes de realizar a compra. Dessa maneira, fica mais fácil detectar alguma possível variação.