De acordo com notícia veiculada no site da revista Exame, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) anunciou, nesta terça-feira, 15 de abril, que a decisão tomada foi a de responsabilizar a varejista Zara por trabalho análogo ao escravo em oficinas de costura subcontratadas pela AHA Indústria e Comércio de Roupas, que é a responsável pela produção de suas peças no Brasil.
Isso se deve ao fato de que em 2011, uma investigação do Ministério do Trabalho encontrou 16 trabalhadores bolivianos que ganhavam dois reais por peça de roupa produzida e trabalhavam em condições precárias, em duas casas na periferia de São Paulo.
No segmento têxtil, a procedência de produtos e serviços é tratada com muita importância, a ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil promove uma certificação para as empresas associadas que adotam uma prática correta em relação à ética, à responsabilidade social, ambiental e às relações de trabalho. A ABVTEX é uma associação fundada em 1999, e representa milhares de empresas têxteis e demais ligadas ao setor.
Portanto, ao comercializarmos ou consumirmos um produto ou serviço, é importante se certificar da procedência dos mesmos e se a empresa demonstra responsabilidade social e ambiental. A Sansil Etiquetas Bordadas é uma das empresas certificadas pela ABVTEX e garante a qualidade de seus produtos com total respeito às responsabilidades social e ambiental, às relações de trabalho com seus colaboradores, à ética com seus consumidores e parceiros, julgando todas essas práticas de extrema importância em seus negócios.
Deixar um comentário