Lavar roupas não é uma tarefa simples; exige tempo, esforço e, além disso, essa atividade por implicar no gasto de grande quantidade de água e energia. Entretanto, todas as peças devem ter uma etiqueta com símbolos, que indicam os procedimentos e os produtos mais adequados para cuidar dela. Cada tecido pede um tipo de lavagem diferente: enquanto uns são mais delicados e precisam ser lavados à mão, outros podem ser levados à máquina. Quanto mais delicadas as roupas, menos tempo devem ficar na máquina.

Além disso, nas etiquetas das roupas também contém a qual temperatura que ela pode ser lavada e secada, se os alvejantes podem ser utilizados e quais tipos (clorados ou com oxigênio) e quais tipos de secagem a peça pode ser submetida. 

Com essas informações é possível que haja um planejamento antes da lavagem, o que economiza tempo e dinheiro, pois assim é possível atingir as cargas completas da máquina de lavar. Ligar o eletrodoméstico uma vez por semana, a depender da quantidade de pessoas que moram na casa, pode ser um bom negócio. Com isso, é possível poupar energia, e produtos químicos que geralmente são utilizados junto com esses equipamentos.