Moda sustentável

Questões relacionadas à sustentabilidade ganham, cada vez mais, importância e destaque. No mundo da moda, isso não seria diferente e, hoje em dia, a Indústria se prepara para um momento mais consciente e adapta suas formas de produção.

Sendo assim, a moda também apresenta os três R’s da sustentabilidade, são eles:

  1. Reduzir: Consiste na diminuição da quantidade de resíduos gerados. Ou seja, significa otimizar os processos, confeccionar coleções mais adequadas ao consumidor, com mais qualidade e durabilidade, para que possam ser utilizados muitas vezes e não serem facilmente descartadas. A diminuição dos retalhos de tecidos também devem ser considerada, para isso, hoje, existem softwares (o Audaces Vestuário Encaixe, por exemplo), que otimizam o encaixe na hora do corte e minimizam as perdas.
  2. Reutilizar: Consiste em reaproveitar materiais e resíduos, atribuindo nova utilidade a um material já usado anteriormente. O que pode significar desde o aproveitamento de retalhos para criação de novos modelos ou até mesmo mudar completamente esses produtos transformando-os em outros. Os brechós também são um ótimo exemplo de reutilização.
  3. Reciclar: Consiste em transformar de modo artesanal ou industrial um produto usado em um novo produto, igual ou diferente do original. Atualmente, existem processos de reciclagem em larga escala para tecidos sintéticos e naturais.